quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um pouquinho sobre o livro de Isaías...


Hoje estava remexendo nas minhas coisas e achei minhas anotações para uma ministração, achei válido compartilhar aqui, é extenso, então pode ser que o povo não tenha paciência pra ler, mas pode ser qeu alguém tenha.. As partes em asterísco, eu tirei de um site, na época que estava preparando a ministração, as outras são minhas.

A ministração é baseada no Capítulo 58 do livro de Isaías- O verdadeiro Jejum

*O livro de Isaías é dividido em três partes: 1-39, 40-55 e 56-66;

*Os capítulos de 1 a 39 falam dos perigos que a nação corre e que podem levá-la ao desastre: pecado, desobediência, falta de fé em Deus. Isaías anuncia a futura vinda de um descendente de Davi, que será o rei ideal e fala de uma época de paz e prosperidade para o mundo inteiro.
>> Pode ser comparada com a nossa fase antes da conversão, o que primeiro nos chama a Deus é a necessidade de salvação que muitas vezes vem ao nosso conhecimento através das ameaças de "destruição" que sofremos e/ou necessidade de esperança em algo que vem por meio da nossa fé em Jesus.

*Os capítulos 40 a 55 falam de um povo que tem sofrido a desgraça e que está fora do seu país, humilhado, explorado e sem esperança. É nessas condições que profetaanuncia a libertação dos Israelitas, garantindo que Deus os trará de volta do cativeiro para possam começar uma vida nova na terra de Israel.Assim, Deus se mostra o deus da história, aquele que tem um plano para o seu povo, o qual terá a missão de ser uma bênção par todas as nações da terra. As passagens a respeito do "Servo do Deus Eterno" estão entre as mais conhecidas do Antigo Testamento.
>> Pode-se comparar com o tempo em que ainda antes de conhecer Jesus, somos oprimidos e sofremos, mas o Pai continua mantendo a sua palavra de salvação, agora com uma abordagem diferente, não só de anunciação, mas de poder sobre toda e qualquer circunstância..

*Os caítulos 56 a 66 trazem, na sua maior parte, conselhos para aqueles qe já haviam voltado do cativeiro para Jerusalém. Deus aconselha que eles vivam uma vida de honestidade e de justiça e insiste em que respeitem o sábado, que se dediquem à oração e que lhe apresentem os sacrifícios que ele exige.
>> Conselhos para aqueles que já conhecem Jesus entenderem como proceder no reino.

Nesse capítulo, nós percebemos o perigo de perder a essência dentro da igreja.
>> Deus quer que fale ao Seu povo sobre os seus pecados e as suas maldades; 
>> Precisamos estar alertas sempre e nos santificar todos os dias através da palavra;
>> Muitas vezes estamos dentro do templo, "cumprindo as nossas obrigações de cristãos", mas já não chamamos a atenção do Pai;
>> Dizer qeu somos crentes, dizer qeu queremos ver a vontade do Pai em nós não é suficiente, devemos agir desse modo, pois Ele prova os nossos corações;
>> A palavra diz que nem todo aquele que diz "Semnhor, Senhor" entrará no reino dos Céus, mas sim aqueles que fzem a vontade dEle;
>> Fazer a obra por amor, não por obrigação;
>> Não ter orgulho, nem expectativa de ver seu nome honrado diante dos homens;
>> Não esperar elogios e nem querer chamar atenção das pessoas, mas chamar atenção de Deus;
>> Colocar a expectativa e a esperança nEle;
>> Não se apoiar na própria inteligência, mas buscar a sabedoria do Espírito Santo;
>> Não se encher de razão;
>> Deus diz nos versículos 3 e 4 que o povo faz jejum, mas segue no seu egoísmo, no seu mau tratamento com os outros... O jejum, nesse caso, poser realcaionado a qualquer outra ação, como ir ao culto, adorar, ler a Bíblia. Se nós fizermos tudo isso, mas continuarmos praticando as velhas obras, nossos atos serão apenas um hábito, uma coisa que fazemos automaticamente e não nos edificarão;
>> Quando Jesus fala do jejum em Mateus 6, ele fala sobre a hipocrisia das pessoas que jejuam e "fazem cara triste". Infelizmente, há muitas pessoas mais interessadas em impressionar o pastor e a galera da igreja do que de impressionar Deus;
>> A adoração na igreja é linda e necessária, é claro, mas para atrair o coração de Deus, mas é no nosso lugar secreto que demonsramos o quanto somos espirituais, é lá onde ninguém vê, que provamos o nosso coração diante de Deus;
>> Então nos versículos seguintes, o Pai fala do jejumq eu o agrada, ele fala de postura cristça, de demonstrar amor ao próximo, de ser justo e solidário e praticar os princípios que depois o próprio Jesus ensina novamente...
Então, a recompensa vem naturalmente, pois quando cuidamos das coisas do Senhor, Ele cuida das nossas!

Então, só pra ficar explicado, devemos fazer, jejum, devemos ir a todo os cultos, devemos adorar e ler a bíblia, tudo como sempre fizemos, mas smepre repensar nossas ações para que não fiquemos apenas acostumados com tudo o que fazemos e paremos de buscar a Glória de Deus...

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design Gráfico | Gil Villela